Cuidados com as Peças

 

A prata e o ouro são elementos químicos do nosso planeta. Como tal, e apesar do polimento e tratamento a que são sujeitos na arte da joalharia, o tempo e a exposição a outros elementos vão, inevitavelmente, degradar o seu brilho e aspecto originais.

 

As reacções químicas provocadas pela água e os seus componentes, como o cloro e o sal, pelos elementos presentes no suor e no PH da pele e pelos produtos compostos por químicos como perfumes, cremes e detergentes, entre outros, tendem a manchar e escurecer a prata e o ouro.

 

O próprio contacto físico com outras superfícies e mesmo a arrumação podem contribuir para danificar as peças. O atrito, o choque e a raspagem em superfícies rugosas, irregulares, arenosas e até mesmo em outras peças podem criar riscos e marcas evitáveis.

 

Há, no entanto, uma série de cuidados e precauções que podem ser tomadas para minimizar e retardar ao máximo a deterioração da peça.

 

Assim, a TALLISMA recomenda:

 

– Evitar o contacto da peça com produtos químicos como perfumes, cremes, cosméticos, champôos e detergentes.

 

– Não utilizar a peça em situações de muito calor ou de exercício físico, uma vez que o suor é corrosivo para a prata e para o ouro.

 

– Evitar o uso das peças dentro de água, seja na praia, na piscina ou no banho. Quer o sal da primeira ou o cloro das segundas adulteram o seu brilho original.

 

– Guardar toda a joalharia em caixas ou bolsas fechadas, separando as peças umas das outras, num local seco, para evitar a exposição à humidade e aos elementos químicos já elencados, frequentemente presentes no ar. As caixas TALLISMA são uma excelente opção.

 

– Evitar emaranhar os fios dos colares ou pulseiras. Quer para evitar riscos e marcas quer para evitar puxões no desembaraçar que possam danificar ou partir o fio do colar.

 

– Limpar esporadicamente as peças com um pano macio e seco, ou ligeiramente humedecido com um produto específico para limpeza do material em questão. Esta recomendação é especialmente válida nas ocasiões em que não consiga cumprir alguma das recomendações acima mencionadas.

 

Se, apesar de todos estes cuidados,  ou quando a tua peça tiver perdido o brilho e cores originais, a solução para os restituir passará por um tratamento profissional levado a cabo pelos nossos serviços.

 

Basta que entres em contacto connosco pelo email info@tallisma.com.